segunda-feira, 29 de julho de 2024

O Senhor dos Anéis - 70 anos de A Sociedade do Anel.

O Senhor dos Anéis 

Publicado originalmente em 29 de julho de 1954, o livro traz uma jornada épica que se desdobra nos dois volumes seguintes : "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei".

A história começa no pacífico Condado, onde o hobbit Frodo Bolseiro herda de seu tio Bilbo um anel aparentemente comum. Logo se descobre que este anel é, na verdade, o Um Anel, artefato de imenso poder criado pelo Senhor das Trevas, Sauron. O anel possui a capacidade de controlar todos os outros Anéis de Poder e, nas mãos de Sauron, pode trazer a destruição da Terra Média. 

Para impedi-lo, um conselho é formado em Valfenda, onde representantes de várias raças da Terra Média decidem que a única solução é destruir o Um Anel, jogando-o nas Chamas da Montanha da Perdição, onde foi forjado.


Bom, tendo uma vasta riqueza de personagens, detalhes minuciosos na ambientação e construção do mundo, A Sociedade do Anel em si possui como essência a Coragem, a Amizade, o Poder, a Tentação e a Luta entre o Bem e o Mal - estabelecendo assim um marco significativo na literatura fantástica mundial.

domingo, 28 de julho de 2024

Aquisições de Julho - 2024


Literatura Fantástica 


E finalizando as aquisições desse finalzinho de mês de julho, aqui vai mais alguns livros de Fantasia de meados dos anos 90.  Algumas são antologias e pequenas séries bem desconhecidas por aqui. 

Vamos lá:

- The Elvenbane (Half-blood Chronicles) - Andre Norton & Mercedes Lackey.

- Shadow Moon & Shadow Dawn (Chronicles Shadow War) - George Lucas & Chris Claremont. 

- Elf Magic - antologia organizada por Martin H. Greenberg.

- Warrior Enchantresses - antologia organizada por Kathleen M. Massie-Ferch & Martin H. Greenberg.

As artes das capas são de autoria de Boris Vallejo , Ciruelo Cabral, John Howe e Luis Royo respectivamente. 

Então, por enquanto é só. Em breve, leituras e resenhas.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Carona para Ruína

Carona para Ruína 

Carona para Ruína é um livro publicado de forma independente em 2024 pelo escritor e ilustrador GFC Scopel.

A história se passa na década de 20 onde Luke, um vendedor de livros viaja sozinho para Salem por uma estrada rural, imerso em melancolia e acompanhado por sua garrafa de whisky caseiro. Após enfrentar vários infortúnios, e se achando o homem mais azarado do mundo, ele encontra Anna - uma jovem bonita e alegre, parada numa estrada deserta. A partir daí seu destino muda drasticamente numa onda imprevisível de alucinações, pavor e luxúria. 


Bom, o livro traz uma incrível vibe noir depressiva, um estilo que mistura tensão e terror que me fez lembrar filmes como Coração Satânico e Silent Hill. 

O autor segura a atenção do leitor através de um enredo envolvente. Os textos estão bem alinhados ao suspense clássico de um Poe e se mistura com boas influências do terror contemporâneo como Joe Hill e Clive Barker.

Ao mesmo tempo que Carona para Ruína seja uma leitura rápida, ela também empolga pelo mistério que envolve seus personagens, principalmente seus protagonistas Luke e Anna. São carismáticos e, mesmo numa história relativamente curta, eles foram bem desenvolvidos. Ambos transparecem todos os sentimentos obscuros do ser humano como a lascívia, a ira e a soberba.

Em um formato que me agrada bastante (pocket), Carona para Ruína consegue muito bem convidar o leitor e fã de terror/suspense a entrar e curtir profundamente esta atmosfera sombria e macabra.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

The Survivors - Bestial

The Survivors - Bestial

Trazendo aqui The Survivors, Bestial - livro publicado pela Editora Palavra e Verso, em meados de 2022 e escrito pela autora Lawrene Foster.

A história mostra o reino medieval de Lancaster sendo assolado por criaturas sombrias que transformam suas vítimas em monstros na lua cheia. O rei, numa atitude radical, decreta a morte dos sobreviventes desses ataques. Nisso, o lenhador Desmond foge com sua esposa Marilyn para buscar ajuda de uma bruxa misteriosa. Marilyn se junta a um grupo de mulheres para combater os monstros e outras ameaças ao reino.


Bom, em alguns momentos o livro mostra uma narrativa que pode se tornar confusa para o leitor devido a introdução de muitos elementos palacianos e diversos personagens. Contudo, isso não atrapalha a leitura que segue mais imersiva e fluida com o decorrer da trama.

Com uma estrutura linear, a autora consegue desenvolver diversos apectos que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Há muitos momentos de reflexão e diálogo entre Marilyn e Desmond, explorando medos, esperanças e o impacto significativo que a maldição faz para eles. 

Também achei interessante o desenvolvimento de subtramas relacionadas a personagens secundários - destaque para a Scarlett e Hilary. A união de forças femininas em todo o contexto é um ponto positivo e representativo, trazendo novas nuances na narrativa e boas reviravoltas. 

Enfim, The Survivors Bestial é uma dark fantasy que entretém e possui todo o potencial para que a continuação seja interessante tanto na trama como nos demais personagens.