quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Vampiros - Festim de Sangue

Vampiros - Festim de Sangue

Publicado originalmente em novembro de 2022, está coletânea reúne histórias inquietantes que exploram a natureza sombria e predatória dessas criaturas da noite. 

Escrito pela autora gaúcha Jaque Machado, o livro mostra também um universo obscuro, onde o horror gótico se entrelaça com a sedutora e aterrorizante presença dos vampiros.

Cada conto revela um aspecto distinto do mundo vampírico. Os personagens, tanto vampiros quanto humanos são desenhados com profundidade, revelando suas complexidades e dilemas morais. 

Aqui ambos são figuras enigmáticas que se vêem enveredados em tramas de morte, situações de pandemia, distorções sociais e tudo que possa fugir do controle mesmo que isso lhe custem o sangue ou a alma.

A escrita da autora é bem linear nesse ponto e traz um certo equilíbrio na narrativa. Os textos criam cenários repletos de escuridão e mistério, onde o perigo espreita a cada esquina e o sangue é a moeda corrente.

Há também boas influências das Crônicas Vampirescas de Anne Rice, mas o Rpg Vampiro, a Máscara é a principal  atuação de seus contos. Aqui vemos os principais motes do jogo como a Fome, o Abraço, as Leis e toda a depressão e melancolia de um mundo punk gótico (World of Darkness). 

Enfim, Vampiros - Festim de Sangue é uma celebração ao terror vampírico e com sua prosa envolvente, faz deste livro uma boa leitura e obrigatória para os amantes do gênero.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

The Immortals - O Cálice dos Hereges

The Immortals - O Cálice dos Hereges 

Livro publicado de forma independente pelos autores Marcos Lariucci & Wendell Garofle em meados de 2022.

O livro é ambientado na Inglaterra do século XIII e segue McBrighton, um ex-membro dos Pobres Cavaleiros de Cristo que vive em paz como guardião do forte nos vaus do Rio Loughor. Sua rotina tranquila é interrompida pela chegada de Nikolai, um cavaleiro cego e antigo companheiro, que surge diante dos portões do castelo exibindo em suas vestes a cruz dos Templários. Ele traz uma missão no intuito de buscarem a solução para a maldição da imortalidade que os aflige.


Bom, o livro apresenta uma narrativa muito envolvente que nos leva para a turbulenta Inglaterra medieval. 

A ambientação é meticulosamente detalhada, oferecendo uma imersão completa da época. 

A trama, centrada em McBrighton e Nikolai, explora temas significativos como lealdade, redenção e o fardo da imortalidade. 

Outro ponto interessante e primordial é a caracterização dos personagens, destacando o contraste entre a resignação de McBrighton e a determinação de Nikolai. Não é difícil ficar apegados a eles tanto na personalidade ou nas perícias em lutas e batalhas. 

Gostei muito da escrita dos autores e as diversas referências textuais com bandas e músicas de Metal. Ela é precisa e evocativa, mantendo um ritmo adequado que equilibra momentos de introspecção com cenas de ação típicas de Rpg.

No entanto, a complexidade da trama pode desafiar leitores menos familiarizados com o contexto histórico, a linguagem da época e os simbolismos templarianos. Mas nada disso atrapalha a experiência da leitura, muito pelo contrário. As asserções e todo o ambiente épico/medieval do livro apenas enriquecem e amplificam a estrutura ficcional da narrativa. 

Em suma, The Immortals - O Cálice dos Hereges é uma obra literária instigante que cativa e desafia, revelando não apenas luzes, mas sombras da alma humana.

Vale dar uma conferida também no site dos autores (www.theimmortals.com.br) onde há vários contos e diversos spin-offs do universo de Immortals.