Fábulas - Bruxas |
Um título da Vertigo que indico como uma boa leitura de Halloween é a hq Bruxas n°14, publicado pela Panini em 2014 - parte da aclamada série Fábulas de Bill Willingham.
Aqui acompanhamos a continuação das aventuras e conflitos das personagens de contos de fadas exiladas em Nova York. Esse volume é marcado por novos desafios para a cidade das Fábulas, principalmente com o avanço de um novo vilão, o temido Senhor Escuro, que representa uma ameaça mortal para os personagens. O título “Bruxas” faz referência ao foco que a hq traz sobre as bruxas da Cidade das Fábulas, lideradas pela poderosa Frau Totenkinder, que se destaca como uma das personagens centrais nesta trama.
Para quem não conhece, a série Fábulas é uma hq que mostra uma reinterpretação dos contos clássicos, trazendo-os para um contexto mais adulto e sombrio. São personagens conhecidos dos contos de fadas que revelam outras facetas, indo além do bem e do mal e questionando o papel que desempenham nas histórias que todos conhecem.
A narrativa de Willingham se destaca pela obscuridade entre os personagens e pelo diálogo que oscila entre o drama e o humor, essencial para o ponto de equilíbrio da série que, embora fantástica, fala muito sobre dilemas humanos.
O estilo artístico de Mark Buckingham e Steve Leialoha carregam traços bem detalhados e expressivos. O design dos personagens, especialmente das bruxas e de seus ambientes, reforçam ainda mais a atmosfera mágica da trama.
A hq também explora as nuances do poder, especialmente em relação às bruxas. As personagens mágicas da série não são divididas em estereótipos de bem ou mal, mas retratadas com uma complexidade ética que reflete escolhas difíceis e às vezes sombrias.
Enfim, Fábulas é uma leitura adulta e obrigatória para fãs de quadrinhos que apreciam a essência das reinterpretações de contos clássicos com uma abordagem realista e sombria.
"Quem sou eu?
Sou a coisa que mal se enxerga na penumbra, o ser sombrio no canto da sua vista.
Sou a criatura à espreita debaixo da cama do seu filho e escondida no armário dele.
Mesmo quando me encaixotaram e me guardaram com segurança, minha sombra tocava cada mundo, a alma de cada homem."