quinta-feira, 16 de maio de 2024

As Correntes Obscuras da Luz

 

As Correntes Obscuras da Luz 

Do escritor Rodrigo Ras'soul, autor da duologia O Sobretudo Vermelho Afogado - trago aqui As Correntes Obscuras da Luz, publicado em meados de 2023.

Após um evento catastrófico no Brasil que soltou criaturas folclóricas do centro da Terra, a Deusa Indígena da Justiça, Parajá Têmisa, passa a governar o país, sendo seguida cegamente pela população utilizando suas Correntes de Luz Divina.

Desdêmoda, uma jovem estudiosa, anseia por fazer parte da Justiça da Deusa, mas um incidente a faz questionar sobre a opressão e crueldade que domina a sociedade inteira. 


O livro traz uma narrativa que oscila entre o fantástico urbano povoado por criaturas folclóricas e um humor sarcástico.

A escrita de Ras'soul melhorou de maneira significativa e está mais relevante, expressiva. Isso fica bem nítido nas descrições das lutas e na variedade de personagens que abrange neste universo distópico. 

Porém, a sua insanidade textual ainda se mantém intacta e poderosa. Quem conhece a duologia de O Sobretudo Vermelho Afogado sabe do que estou falando. Personagens como Emília, Mariuska, Tainá, Dedos-Cansaços são instigantes, mostram personalidade, atitude, assim como a protagonista Desdêmoda que cresce gradativamente durante a trama. 

Uma parte interessante na história é a divisão e organização das Leis, os Tomos e a Pirâmide da Justiça. Tudo está muito bem explicado  num ótimo glossário, facilitando a compreensão dos conceitos abordados na narrativa.

O livro contém uma arte gráfica admirável tanto em design e resolução. Assim como na duologia, temos um layout agradável e uma diagramação facilmente legível e organizada para o leitor. 

Recomendo As Correntes Obscuras da Luz para aqueles que buscam uma Fantasia que vai além do comum, trazendo críticas pertinentes e que entretém na medida certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário