segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Entrevista com o Vampiro

 

Entrevista com o Vampiro
Neste dia de hoje venho recomendar uma das minhas releituras: 𝘌𝘯𝘵𝘳𝘦𝘷𝘪𝘴𝘵𝘢 c𝘰𝘮 𝘰 𝘝𝘢𝘮𝘱𝘪𝘳𝘰 - 𝘈𝘴 𝘊𝘳ô𝘯𝘪𝘤𝘢𝘴 𝘝𝘢𝘮𝘱𝘪𝘳𝘦𝘴𝘤𝘢𝘴 da escritora americana Anne Rice.


Publicado originalmente em 1976, a história é basicamente contada por Louis de Pointe du Lac, um vampiro atormentado por sua própria existência.
Ele narra para o jovem repórter Daniel sua trajetória antes, durante e depois de ser transformado por Lestat de Lioncourt, o seu criador.
Durante sua "não-vida" como imortal, ele luta contra si próprio e com vários dilemas em relação a vida e a morte. 

O ápice maior surge com o "nascimento" de Cláudia e o aparecimento de outros vampiros como Armand, dono de um teatro que na verdade é um refúgio para outros vampiros se "esconderem" dos mortais humanos (vampiros que fingiam ser atores que fingiam ser vampiros).

Não há como negar que Anne Rice levou o mito vampiro a um nível jamais alcançado. Ela consegue descrever suas criaturas com muita paixão, magnitude e com doses profundas de sensualidade. 
Os seus conflitos internos, violência e reflexões sobre a imortalidade e religiosidade ("Deus mata indiscriminadamente, assim como nós...") são o ápice para todos aqueles que receberam o dom das trevas.

Além de Lestat, Armand e Cláudia, há outros vampiros bem interessantes na trama como Santiago e Celeste.
Porém, Louis é o protagonista que você ama e odeia tanto por sua lamúria e melancolia existencial quanto pelos assassinatos e mortes em busca de sangue.

Como diria o vampiro Armand:
"𝘓𝘰𝘶𝘪𝘴 é 𝘶𝘮 𝘷𝘢𝘮𝘱𝘪𝘳𝘰 𝘮𝘰𝘳𝘵í𝘧𝘦𝘳𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘫á 𝘶𝘭𝘵𝘳𝘢𝘱𝘢𝘴𝘴𝘰𝘶 𝘢 𝘣𝘶𝘴𝘤𝘢 𝘥𝘦 𝘋𝘦𝘶𝘴, 𝘥𝘰 𝘋𝘪𝘢𝘣𝘰, 𝘥𝘢 𝘝𝘦𝘳𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦 até 𝘥𝘰 𝘈𝘮𝘰𝘳."

Nenhum comentário:

Postar um comentário