quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Encontro com Lilith - Mulher, Demônio e Deusa

Lilith- Mulher, Demônio e Deusa 

Durante a metade dos anos 90 eu estava conhecendo e lendo bastante coisa de Fantasia. Até que resolvi mudar minhas leituras e me aventurei durante um ano estudando sobre Ocultismo. Não vou dizer que foi fácil. Em certos momentos cheguei quase a desistir pelo cansaço mental, mas depois se tornou incrível e bem prazeroso adquirir esse conhecimento. Pude notar que a grande maioria das obras citavam Lilith, uma unanimidade dentro desse universo.

Neste livro escrito pelo britânico Mark H. Williams - Encontro com Lilith - Mulher, Demônio e Deusa - e publicado em 2022 pela Editora Madras traz uma síntese simples e natural desta entidade que durante milênios é cercada de mistérios e significados. 

Na primeira parte, há trechos de antigos manuscritos de Gilgamesh e do Talmud e por onde o seu nome transitou em diversas escrituras sagradas. Mas somente no Midrash é que temos a gênesis de seu surgimento com ares mitológicos. 

Na segunda parte do livro, o autor cria uma narrativa interessante em primeira pessoa onde a própria Lilith conta sua história. 

Vemos ela no Éden, no auge de seu poder, a ligação inicial com Adão e ruptura com o Criador. A sua relação conturbada com Samael e a convivência afetuosa com Salomão são o ápice da narrativa que a meu ver poderia ter se expandindo bem mais.

Já no final do livro temos notas de como evoca-la em rituais, construção de altar, montagem de artefatos, ritos de magia, orações e encantamentos em louvor a Lilith.  

Lilith é o ícone primário e sobrenatural do empoderamento feminino, assim como outras deusas Kali, Morrigan e tantas outras representações. E mesmo nos tempos modernos, hoje ela está "escondida" em meio as histórias em quadrinhos, no Rpg, na música e em produções cinematográficas.

No geral é uma boa leitura. Vale a pena para matar a curiosidade e saber todas as suas faces como mulher, deusa e demônio que inspira a maioria das obras de literatura fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário