Lançando em 2010 pela editora Galera Record, a história se passa durante as guerras napoleônicas, onde o capitão da Marinha Real Britânica, Willian Laurence captura um navio francês e encontra um ovo de dragão.
Quando o mesmo nasce, Laurence lhe dá o nome do navio que comanda: Temeraire.
Logo surge uma improvável amizade entre eles. Improvável porque neste mundo, os dragões são criaturas inteligentes, de várias raças, tamanhos e por isso são usados como armas de guerra e tratados como tal.
Com Laurence e Temeraire os laços de companheirismo é tão forte que o capitão chega a comprar livros de Matemática, História e Filosofia para que Temeraire possa saciar sua curiosidade sobre assuntos gerais e humanos.
Há batalhas históricas (mas com dragões!) e também citações a personagens históricos como Lorde Nelson e Napoleão Bonaparte, o que enriquece ainda mais o enredo.
A escrita da autora é bem detalhista, mas cansa um pouco quando narra alguns fatos familiares de Laurence, deixando a narrativa muito lenta.
O ponto alto do livro são realmente as batalhas que são de tirar o fôlego, com lutas dramáticas e sangrentas. A mistura de fragatas de guerra lutando lado a lado com esquadrões de dragões é inimaginável.
Uma leitura de fantasia histórica que recomendo sem medo.
Ah, Peter Jackson comprou os direitos do livro e quem sabe já não apareça nas telonas em breve?
"Em seu coração, o capitão compartilhava da simplicidade do ponto de vista de Temeraire quanto a esse assunto, e adormeceu quase que imediatamente na segurança das lentas e profundas batidas do coração de Temeraire, tão parecidas com o som infinito do mar."