quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Vikings - Nas Palavras dos Skalds

Vikings - Nas Palavras dos Skalds 


Trazendo aqui Vikings: Nas Palavras dos Skalds, antologia publicada pela Editora Draco em 2021 e organizada por Eduardo Kasse.

A obra reúne contos de quatro autores nacionais que exploram o fascinante universo dos vikings, seus mitos e lendas. O título faz referência aos skalds - poetas e bardos nórdicos responsáveis por preservar as histórias e tradições através de suas canções e poemas.

Bom, o livro como um todo, proporciona uma leitura extremamente fluida. Com descrições vívidas e sem perder o ritmo da narrativa, os contos compartilham temas comuns como a relação com o destino, a honra e o sentido da vingança e da morte. Apesar das diferentes abordagens de cada autor, cada uma delas possui sua característica primordial - o conceito central da mitologia nórdica.


Análise dos Contos

- Thóra, a Destemida.
Ana Lúcia Merege, escritora premiada e conhecida por seus trabalhos como a saga Athelgard e Os Pilares de Melkart: viagens de Balthazar e Lísias - conta a história de Thóra, uma jovem queijeira que encontra seres míticos e planeja seu próprio destino. O conto explora temas como a honra, destino e queijo! Seu texto é envolvente, construindo personagens empoderados e cenários que incorporam elementos fantásticos dando vida às lendas e as tradições vikings.

- O Tesouro de Idun
Aya Imaeda contribui com a história de Ulfhild, uma audaz guerreira que sai em busca de um tesouro escondido por Loki, mas algo não sai como o esperado. Com uma narrativa que equilibra ação e introspecção, o conto foca em personagens que enfrentam dilemas morais e escolhas difíceis. Seus diálogos capturam a essência e a espiritualidade nórdica, dando voz aos deuses de maneira que enriquece a narrativa.

- Eu sou Hella
Diego Guerra apresenta Kåre, o viking negro e sua mãe Yrsa, a capitã do Donzela das Ondas, e que juntos enfrentam um perigo sobrenatural na antiga cidade moura de Córdoba. O conto combina elementos de aventura com um forte senso épico. É um estilo mais sombrio e com uma narrativa que enfatiza a austeridade do mundo viking e traz também boas pitadas de suspense.

- O Velho Manco
Eduardo Kasse, organizador da antologia e autor de sagas como Vikings, Tempos de Sangue e narrativas históricas com elementos fantásticos, traz a história de Torgils, um homem que para muitos é apenas um louco, mas para outros um Sábio que ainda fala com os Deuses. Com diálogos e descrições selvagens, o conto incorpora bons elementos sobrenaturais em um final surpreendente, uma característica marcante do autor.


Todas as quatro histórias poderiam facilmente se tornar ótimas sagas, pois não é apenas uma coletânea de contos fantásticos sobre mitologia nórdica; é também uma ponte entre o passado e o presente, oferecendo uma oportunidade de reflexionar sobre nossas próprias vidas e dilemas por meio das histórias ancestrais dos deuses e heróis.


A edição da Editora Draco também merece destaque, com uma apresentação gráfica excelente com artes belíssimas feitas por Erick Sama.

Fiquei muito feliz em poder ler e apreciar Vikings: Nas Palavras dos Skalds. O livro nos mostra que, assim como os antigos escandinavos, ainda temos muito a aprender com as lições e desafios que os mitos oferecem, especialmente em tempos de incerteza e mudança.

Recomendo a obra para qualquer leitor que deseja explorar os mitos e lendas dos vikings com autenticidade e profundidade.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

V de Vingança


V de Vingança - Alan Moore


"Lembrai, lembrai do cinco de novembro.

Que traição, que artimanha.

Por isso, não há por que esquecer

Uma tamanha traição."


V de Vingança - Edição Especial (abril de 2006).

sábado, 2 de novembro de 2024

Vozes de um Túmulo

Vozes de um Túmulo 


Trago aqui Vozes de um Túmulo, antologia de contos escrita pelo autor Marcellus Sley e publicado pela Editora Palavra e Verso em 2024.

Aqui estão reunidas quinze histórias de terror e suspense onde a compreensão humana perante o sobrenatural é desfragmentada em formas de horror e desespero. A impressão que temos ao ler é uma mistura lúgubre de pesadelo e, porque não, beleza ao desconhecido. 

O autor desfila uma narrativa densa e muito bem dosada sobre assuntos diversos do sobrenatural. A solidão, a angústia e a dor da perda se misturam com criaturas e seres do além, dando realmente ao leitor a sensação de estarmos mergulhando num profundo e sinistro pesadelo. 

Obviamente que Sley segue a tradição dos mestres do horror clássico como Álvares de Azevedo e Edgard Allan Poe. Contudo, o autor consegue tornar a narrativa muito mais emblemática, original e fluida. Destaco também ótimas referências lovecraftianas, dando um toque a mais na obra, criando uma atmosfera densa e vitoriana.

Todos os quinze contos são incríveis, mas os meus preferidos são: O Andarilho Solitário, A Mansão do Cemitério, O Amor e o Crânio,  Angelina, Stephanie, Liliane e A Noiva Fantasma. Para mim, eles tiveram um significado mais profundo como a sensação de isolamento, loucura e a finitude da vida.

Vozes do Túmulo é uma agradável surpresa.  Uma leitura que dá ênfase na atmosfera decadente, explora a tensão emocional e o mistério. Uma viagem introspectiva que questiona a relação do ser humano com a mortalidade e os segredos ocultos da vida após a morte.

Recomendo demais.

"Transportar um cadáver com destino ao cemitério devia ser considerado uma bela ópera trágica. Sim! É a ópera da vida, estranho leitor. Se sua pessoa é um ser civilizado, saiba que qualquer dia desses será transportado para o sepulcro."

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Fábulas n°14 - Bruxas

Fábulas - Bruxas

Um título da Vertigo que indico como uma boa leitura de Halloween é a hq Bruxas n°14, publicado pela Panini em 2014 - parte da aclamada série Fábulas de Bill Willingham.

Aqui acompanhamos a continuação das aventuras e conflitos das personagens de contos de fadas exiladas em Nova York. Esse volume é marcado por novos desafios para a cidade das Fábulas, principalmente com o avanço de um novo vilão, o temido Senhor Escuro, que representa uma ameaça mortal para os personagens. O título “Bruxas” faz referência ao foco que a hq traz sobre as bruxas da Cidade das Fábulas, lideradas pela poderosa Frau Totenkinder, que se destaca como uma das personagens centrais nesta trama.

Para quem não conhece, a série Fábulas é uma hq que mostra uma reinterpretação dos contos clássicos, trazendo-os para um contexto mais adulto e sombrio. São personagens conhecidos dos contos de fadas que revelam outras facetas, indo além do bem e do mal e questionando o papel que desempenham nas histórias que todos conhecem.

A narrativa de Willingham se destaca pela obscuridade entre os personagens e pelo diálogo que oscila entre o drama e o humor, essencial para o ponto de equilíbrio da série que, embora fantástica, fala muito sobre dilemas humanos.

O estilo artístico de Mark Buckingham e Steve Leialoha carregam traços bem detalhados e expressivos. O design dos personagens, especialmente das bruxas e de seus ambientes, reforçam ainda mais a atmosfera mágica da trama. 

A hq também explora as nuances do poder, especialmente em relação às bruxas. As personagens mágicas da série não são divididas em estereótipos de bem ou mal, mas retratadas com uma complexidade ética que reflete escolhas difíceis e às vezes sombrias.

Enfim, Fábulas é uma leitura adulta e obrigatória para fãs de quadrinhos que apreciam a essência das reinterpretações de contos clássicos com uma abordagem realista e sombria.


"Quem sou eu?

Sou a coisa que mal se enxerga na penumbra, o ser sombrio no canto da sua vista.

Sou a criatura à espreita debaixo da cama do seu filho e escondida no armário dele.

Mesmo quando me encaixotaram e me guardaram com segurança, minha sombra tocava cada mundo, a alma de cada homem."

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Vertigo nº 5 - Newcastle

Vertigo n°5 - Newcastle

Releitura da edição Vertigo de n°5 da antiga Editora Abril que traz três histórias de John Constantine: O Senhor da Dança, Newcastle e A Confissão. 

Contudo, a resenha que trago aqui e talvez a mais importante do universo de Hellblazer é Newcastle. 

Embora o nome "Newcastle" se refira a uma cidade na Inglaterra, dentro do contexto de Hellblazer, ele carrega um peso significativo, marcando um dos eventos mais trágicos na vida de Constantine.

"Newcastle" foi detalhadamente abordada na edição Hellblazer n°11 (escrita por Jamie Delano e ilustrada por Richard Piers Rayner), que foi publicada em 1988 pelo selo Vertigo. Esta edição é frequentemente chamada de "Newcastle: A Taste of Things to Come".

Esta trama gira em torno de um evento trágico que aconteceu anos antes de John Constantine se tornar o mago experiente e cínico que os leitores conhecem. 

A história se passa na cidade de Newcastle, onde Constantine, ainda jovem e cheio de confiança, lidera um grupo de amigos ocultistas para investigar uma situação sobrenatural em um clube noturno chamado Casablanca.

Eles descobrem que uma jovem chamada Astra Logue foi brutalmente abusada por seu pai e, em um ato desesperado de vingança, invocou um demônio. Constantine e seus amigos tentam ajudar, mas a situação foge de controle quando Constantine tenta invocar um demônio mais poderoso para derrotar o que atormenta Astra. Porém, o ritual dá errado, e o demônio invocado, Nergal, acaba levando Astra para o inferno.

É aqui que se torna o ponto de virada na vida de Constantine. Ele falha de forma catastrófica, e a culpa pela perda de Astra o assombra pelo resto de sua vida. A tragédia de Newcastle é o que primeiro o leva a ser internado em um hospital psiquiátrico, marcando o início de sua longa batalha contra seus demônios pessoais e literais.

O incidente de Newcastle é fundamental para a mitologia de Hellblazer. Ele é frequentemente mencionado em histórias posteriores e serve como um lembrete constante das falhas e do fardo que Constantine carrega. Este evento define muito sua personalidade e desconfiança em relação a si mesmo, suas capacidades, e seu ceticismo geral em relação à magia.

O peso emocional da história de Newcastle molda a maneira como Constantine interage com o mundo ao seu redor, muitas vezes tomando decisões baseadas em sua necessidade de evitar repetir os erros do passado.

A hq também foi adaptada e referenciada em outras mídias. No seriado de TV "Constantine" (2014), por exemplo, o incidente de Newcastle é mencionado e mostrado em flashbacks. Na edição de nº 3 de Sandman -  Prelúdios & Noturnos, Constantine pede para Morpheus que tire os pesadelos de sua mente relacionados a Newcastle. 

Com certeza é uma das obras mais cruciais na saga de John Constantine. Ela não apenas define o personagem, mas também estabelece o tom sombrio e trágico que permeia grande parte de suas aventuras. 

Se você é fã de Hellblazer ou tem interesse em histórias de terror e ocultismo, essa é uma leitura essencial para entender o que motiva e atormenta um dos magos mais complexos dos quadrinhos.


Edição importada de Newcastle

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

A Sombra de uma Ameaça - Saga das Eras Esquecidas

A Sombra de uma Ameaça - livro 1

A Sombra de uma Ameaça - Saga das Eras Esquecidas (livro 1) é um romance de fantasia escrito pela autora mineira Élida Ferreira Martins e publicado em 2018.

Eu li a primeira vez no formato e-book e postado uma resenha lá em 2022. 

Agora em parceria com a autora, recebi a versão física e comecei uma releitura para uma imersão mais abrangente e encorpada. 

Bom, a história gira em torno de uma ameaça sombria e crescente que começa a se manifestar nas fronteiras de Arcaires. Os personagens principais se veem forçados a enfrentar forças além de sua compreensão, com o ressurgimento de antigas magias e a descoberta de segredos que havima sido esquecidos a Eras. É a luta contra essa ameaça em um cenário que mescla política, poder, magia e o eterno conflito entre o Bem e o Mal.

A trama mistura elementos de fantasia oldschool e com uma escrita envolvente, fluida e que traz muita clareza e simplicidade, principalmente em capítulos mais longos.

A autora equilibra momentos de ação com passagens mais introspectivas, além ter construído um universo ricamente detalhado, com suas próprias mitologias, sistemas de magia e geopolítica, o que demostra uma grande dedicação ao worldbuilding - algo essencial no gênero de alta fantasia. 

O livro é uma excelente introdução ao universo de Arcaires e que se expande nos volumes subsequentes: Os Três grandes Roubos de Camaleão e Os Lendários Cavaleiros da Magia.

Recomendo demais A Sombra de uma Ameaça - um ótimo livro de estreia e caminho ideal para conhecer a Saga das Eras Esquecidas. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

O Legado do Gelo

O Legado do Gelo 

Leitura de O Legado do Gelo, livro publicado pela Editora Coerência em 2023 e escrito pelo autor e ilustrador GFC Scopel. 

A obra de fantasia medieval gira em torno de dois protagonistas marcantes: Kurtshov, um conselheiro astuto e ambicioso, e Tarin, uma Jarl viúva. Eles reunem uma equipe de companheiros e juntos embarcam numa perigosa jornada envolvendo um artefato milenar que promete mudar o destino da guerra que se desdobra nas sombras.


Bom, o livro apresenta uma narrativa que contém ótimas sequências de ação e vivacidade. Os diálogos aproximam o leitor para trama com muita fluidez e uma boa contextualização de tempo e espaço, onde cada palavra dita parece ter um significado maior. Isso sem contar com boas descrições das batalhas, criaturas e também de um ótimo sistema de magia.

Os personagens possuem motivações e ações compreensíveis e, por vezes, empáticas. Alguns se colocam em situações moralmente questionáveis como Kurtshov. Enquanto outros personagens como a Jarl Tarin, é uma figura forte e determinada, cuja dor e perda pessoal moldam suas decisões com inteligência e habilidade política. É algo que me fez lembrar da Saga Império de Raymond E. Feist e Jenny Wurts e gostei demais dessa semelhança.

A apresentação dos cenários, vilas e reinos traz aquela sensação de imersão, transportando os leitores para um universo cheio de perigos, segredos e aventuras. A própria atmosfera do livro é a mesma encontrada em sessões de RPG de mesa, onde cada detalhe do cenário e cada decisão dos personagens influenciam diretamente o desenrolar da trama.

Destaque positivo também para as boas ilustrações. Elas são de autoria do próprio autor e complementa um ótimo impacto visual e traços muito bem delineados. 

No geral, O Legado do Gelo é uma ótima leitura de fantasia sombria e épica. 

Uma obra que consegue se destacar pelas boas reviravoltas e que também funciona como porta de entrada para a literatura fantástica/Rpg.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

40 Anos de Monstro do Pântano de Alan Moore

Monstro do Pântano - Alan Moore

A quarenta anos atrás Alan Moore escreve a história "Pontas Soltas" e dá início a saga do Monstro do Pântano, mas é em "A Lição de Anatomia" que tudo se transforma. 

Aqui o processo criativo cresce gradativamente em uma torrente obscura de suspense, terror e filosofia. O Monstro do Pântano não é um homem que se transformou numa planta, e sim uma planta com consciência. 

Moore resgatou e moldou um personagem que está ligado à natureza, que a sente e identifica quando coisas sobrenaturais estão prestes a acontecer.

A Saga do Monstro do Pântano é uma leitura densa e ao mesmo tempo diverte e abrange idéias que ecoam até os dias de hoje. Reflete o sentimento obscuro do ser humano de poder existir, mas também na tentativa substancial de coexistência do horror mutável e primal.


“Parei de ler quadrinhos e meio que desisti da idéia de que você podia fazer grandes HQs tão interessantes, importantes e valiosas quanto qualquer outra mídia. Decidi que eram bobagens para garotos. Então peguei o Monstro do Pântano do Alan Moore, o li e entendi que tudo o que havia pensado em fazer nos quadrinhos era possível, porque cá estava esse cara fazendo todas essas coisas. Foi uma revelação para mim.”

Neil Gaiman

Monstro do Pântano

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Galeão

Galeão


Trazendo aqui em parceria com a Editora Avec o livro Galeão, do escritor Gian Danton publicado em meados de 2024.

A história gira em torno de um antigo navio que carrega segredos sombrios e eventos sobrenaturais. À medida que os personagens exploram o galeão, eles se deparam com estranhas ocorrências e presenças fantasmagóricas, mistérios e tragédias não resolvidas.

A narrativa é tecnicamente bem construída, com descrições detalhadas que permitem ao leitor visualizar o cenário lúgubre do galeão. 

O autor possui uma escrita que é objetiva e que contribui para a imersão nos momentos cruciais de suspense. 

A leitura me trouxe para um ambiente claustrofóbico em uma tensão quase que constante. É impossível não sentir momentos angustiantes o que para mim, é o ponto alto do livro. Quem viu o filme A Última Viagem do Deméter se sentirá familiarizado com essa atmosfera sinistra.

Cada capítulo traz uma estrutura textual compacta com personagens bem delineados. Eles trazem profundidade e motivações ambíguas que se entrelaçam com os mistérios. 

Apesar de não me agradar os momentos de flashback dos personagens, devo admitir que aqui ficou bem interessante. As narrativas transmitem uma reflexão sobre questões humanas profundas mesmo em situações de extrema violência. 

Com uma belíssima arte de capa ilustrada por J. J. Marreiros, Galeão é uma leitura recomendada para os que apreciam um thriller denso e atmosférico. É uma obra provocante e que desafia o leitor a pensar sobre a vingança, a ganância e suas trágicas consequências.

sábado, 21 de setembro de 2024

Batman - O Cálice

Batman - O Cálice 

Um misterioso pacote endereçado a Thomas Wayne chega para seu filho Bruce.

É uma antiga caixa contendo um valioso objeto: o cálice  que supostamente teria sido usado por Jesus Cristo em sua última ceia. Cientes da presença do sagrado item na Mansão Wayne, muitos inimigos do Batman - entre eles Ras's Al Ghul, Pinguim e a Mulher-Gato que partem para uma batalha de vida ou morte em busca do cálice guardado pelo Homem-Morcego.

Mas será que é o Santo Graal? Suas propriedades são milagrosas? Qual o motivo da relíquia ter sido entregue à proteção do Cavaleiro das Trevas?


Escrito por Chuck Dixon (Justiceiro, Detective Comics, Robin, Aves de Rapina) e com arte de John VanFleet (Shadows Fall, Vampiro, a Máscara - 3ª edição, Arquivo X), esta graphic novel consegue captar bem a vanguarda dark da história e carrega muito na vibe investigativa e misteriosa do Morcego.  

Por ser um enredo curto e fechado, tudo acontece demasiadamente rápido. É surpreendente em alguns momentos de ação, lembrando o estilo do Código Da Vinci e em alguns personagens muito bons como a dupla Mulher-Gato e o fiel mordomo Alfred.

Com um final um tanto quanto inusitado, vemos que por mais que o centro das atenções seja o Batman, quem resolve mesmo é o homem por trás da máscara: Bruce Wayne.

Por mais que não seja um verdadeiro clássico do Morcego, a graphic novel O Cálice é uma narrativa agradável e consegue transmitir a mensagem, por mais pequena e simples que se possa imaginar. 

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Planet of th Apes - Fall of Men


Planet of the Apes

A hq Planet of the Apes - Fall of Men (n°1) traz de volta uma das franquias mais legais e interessantes da ficção científica. 

A história mostra um cenário onde os macacos prosperam e a humanidade definha após a disseminação de um vírus mortal.

Enquanto cientistas buscam a cura, um grupo de humanos fanáticos preferem exterminar os macacos levando a uma confronto real.

Com o grupo de macacos ao redor do mundo ganhando inteligência e poder, a possibilidade de um domínio símio na Terra se torna cada vez mais inevitável. 


Publicada pela Marvel em 2023, nesta primeira edição (são cinco edições) mostra um mundo pós-apocalíptico onde a dinâmica entre humanos e macacos é explorada de forma envolvente e tensa. É apropriado dizer que esta hq é um novo prólogo desse universo, mas que difere em alguns aspectos narrativos e protagonistas diferentes.

Embora César já tenha falecido antes do início desta saga, seu impacto e ideologias são profundamente sentidos ao longo de toda trama. Os macacos o reverenciam como uma figura quase mítica e seus ensinamentos moldam as decisões e comportamentos dos protagonistas na história - até porque sua presença espiritual é um dos temas centrais no desenrolar desta narrativa. 

A escrita de David F. Walker (The Black Panther Party, Cyborg, Bitter Root) consegue transmitir muito bem essa complexidade dos personagens e também a crueldade presente na história. Além disso, a arte impecável do artista Dave Wachter (Punho de Ferro, Godzilla, Motoqueiro Fantasma) completa o enredo mostrando um universo visualmente rico e impactante. 

Recomendado para os fãs de ficção científica, Planet of the Apes - Fall of Men é uma leitura que entretém pela ação, emoção e as boas batalhas, mas que certamente irá instigar o senso crítico do leitor.


Planet of the Apes

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Vampiros - Festim de Sangue

Vampiros - Festim de Sangue

Publicado originalmente em novembro de 2022, está coletânea reúne histórias inquietantes que exploram a natureza sombria e predatória dessas criaturas da noite. 

Escrito pela autora gaúcha Jaque Machado, o livro mostra também um universo obscuro, onde o horror gótico se entrelaça com a sedutora e aterrorizante presença dos vampiros.

Cada conto revela um aspecto distinto do mundo vampírico. Os personagens, tanto vampiros quanto humanos são desenhados com profundidade, revelando suas complexidades e dilemas morais. 

Aqui ambos são figuras enigmáticas que se vêem enveredados em tramas de morte, situações de pandemia, distorções sociais e tudo que possa fugir do controle mesmo que isso lhe custem o sangue ou a alma.

A escrita da autora é bem linear nesse ponto e traz um certo equilíbrio na narrativa. Os textos criam cenários repletos de escuridão e mistério, onde o perigo espreita a cada esquina e o sangue é a moeda corrente.

Há também boas influências das Crônicas Vampirescas de Anne Rice, mas o Rpg Vampiro, a Máscara é a principal  atuação de seus contos. Aqui vemos os principais motes do jogo como a Fome, o Abraço, as Leis e toda a depressão e melancolia de um mundo punk gótico (World of Darkness). 

Enfim, Vampiros - Festim de Sangue é uma celebração ao terror vampírico e com sua prosa envolvente, faz deste livro uma boa leitura e obrigatória para os amantes do gênero.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

The Immortals - O Cálice dos Hereges

The Immortals - O Cálice dos Hereges 

Livro publicado de forma independente pelos autores Marcos Lariucci & Wendell Garofle em meados de 2022.

O livro é ambientado na Inglaterra do século XIII e segue McBrighton, um ex-membro dos Pobres Cavaleiros de Cristo que vive em paz como guardião do forte nos vaus do Rio Loughor. Sua rotina tranquila é interrompida pela chegada de Nikolai, um cavaleiro cego e antigo companheiro, que surge diante dos portões do castelo exibindo em suas vestes a cruz dos Templários. Ele traz uma missão no intuito de buscarem a solução para a maldição da imortalidade que os aflige.


Bom, o livro apresenta uma narrativa muito envolvente que nos leva para a turbulenta Inglaterra medieval. 

A ambientação é meticulosamente detalhada, oferecendo uma imersão completa da época. 

A trama, centrada em McBrighton e Nikolai, explora temas significativos como lealdade, redenção e o fardo da imortalidade. 

Outro ponto interessante e primordial é a caracterização dos personagens, destacando o contraste entre a resignação de McBrighton e a determinação de Nikolai. Não é difícil ficar apegados a eles tanto na personalidade ou nas perícias em lutas e batalhas. 

Gostei muito da escrita dos autores e as diversas referências textuais com bandas e músicas de Metal. Ela é precisa e evocativa, mantendo um ritmo adequado que equilibra momentos de introspecção com cenas de ação típicas de Rpg.

No entanto, a complexidade da trama pode desafiar leitores menos familiarizados com o contexto histórico, a linguagem da época e os simbolismos templarianos. Mas nada disso atrapalha a experiência da leitura, muito pelo contrário. As asserções e todo o ambiente épico/medieval do livro apenas enriquecem e amplificam a estrutura ficcional da narrativa. 

Em suma, The Immortals - O Cálice dos Hereges é uma obra literária instigante que cativa e desafia, revelando não apenas luzes, mas sombras da alma humana.

Vale dar uma conferida também no site dos autores (www.theimmortals.com.br) onde há vários contos e diversos spin-offs do universo de Immortals. 

segunda-feira, 29 de julho de 2024

O Senhor dos Anéis - 70 anos de A Sociedade do Anel.

O Senhor dos Anéis 

Publicado originalmente em 29 de julho de 1954, o livro traz uma jornada épica que se desdobra nos dois volumes seguintes : "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei".

A história começa no pacífico Condado, onde o hobbit Frodo Bolseiro herda de seu tio Bilbo um anel aparentemente comum. Logo se descobre que este anel é, na verdade, o Um Anel, artefato de imenso poder criado pelo Senhor das Trevas, Sauron. O anel possui a capacidade de controlar todos os outros Anéis de Poder e, nas mãos de Sauron, pode trazer a destruição da Terra Média. 

Para impedi-lo, um conselho é formado em Valfenda, onde representantes de várias raças da Terra Média decidem que a única solução é destruir o Um Anel, jogando-o nas Chamas da Montanha da Perdição, onde foi forjado.


Bom, tendo uma vasta riqueza de personagens, detalhes minuciosos na ambientação e construção do mundo, A Sociedade do Anel em si possui como essência a Coragem, a Amizade, o Poder, a Tentação e a Luta entre o Bem e o Mal - estabelecendo assim um marco significativo na literatura fantástica mundial.

domingo, 28 de julho de 2024

Aquisições de Julho - 2024


Literatura Fantástica 


E finalizando as aquisições desse finalzinho de mês de julho, aqui vai mais alguns livros de Fantasia de meados dos anos 90.  Algumas são antologias e pequenas séries bem desconhecidas por aqui. 

Vamos lá:

- The Elvenbane (Half-blood Chronicles) - Andre Norton & Mercedes Lackey.

- Shadow Moon & Shadow Dawn (Chronicles Shadow War) - George Lucas & Chris Claremont. 

- Elf Magic - antologia organizada por Martin H. Greenberg.

- Warrior Enchantresses - antologia organizada por Kathleen M. Massie-Ferch & Martin H. Greenberg.

As artes das capas são de autoria de Boris Vallejo , Ciruelo Cabral, John Howe e Luis Royo respectivamente. 

Então, por enquanto é só. Em breve, leituras e resenhas.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Carona para Ruína

Carona para Ruína 

Carona para Ruína é um livro publicado de forma independente em 2024 pelo escritor e ilustrador GFC Scopel.

A história se passa na década de 20 onde Luke, um vendedor de livros viaja sozinho para Salem por uma estrada rural, imerso em melancolia e acompanhado por sua garrafa de whisky caseiro. Após enfrentar vários infortúnios, e se achando o homem mais azarado do mundo, ele encontra Anna - uma jovem bonita e alegre, parada numa estrada deserta. A partir daí seu destino muda drasticamente numa onda imprevisível de alucinações, pavor e luxúria. 


Bom, o livro traz uma incrível vibe noir depressiva, um estilo que mistura tensão e terror que me fez lembrar filmes como Coração Satânico e Silent Hill. 

O autor segura a atenção do leitor através de um enredo envolvente. Os textos estão bem alinhados ao suspense clássico de um Poe e se mistura com boas influências do terror contemporâneo como Joe Hill e Clive Barker.

Ao mesmo tempo que Carona para Ruína seja uma leitura rápida, ela também empolga pelo mistério que envolve seus personagens, principalmente seus protagonistas Luke e Anna. São carismáticos e, mesmo numa história relativamente curta, eles foram bem desenvolvidos. Ambos transparecem todos os sentimentos obscuros do ser humano como a lascívia, a ira e a soberba.

Em um formato que me agrada bastante (pocket), Carona para Ruína consegue muito bem convidar o leitor e fã de terror/suspense a entrar e curtir profundamente esta atmosfera sombria e macabra.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

The Survivors - Bestial

The Survivors - Bestial

Trazendo aqui The Survivors, Bestial - livro publicado pela Editora Palavra e Verso, em meados de 2022 e escrito pela autora Lawrene Foster.

A história mostra o reino medieval de Lancaster sendo assolado por criaturas sombrias que transformam suas vítimas em monstros na lua cheia. O rei, numa atitude radical, decreta a morte dos sobreviventes desses ataques. Nisso, o lenhador Desmond foge com sua esposa Marilyn para buscar ajuda de uma bruxa misteriosa. Marilyn se junta a um grupo de mulheres para combater os monstros e outras ameaças ao reino.


Bom, em alguns momentos o livro mostra uma narrativa que pode se tornar confusa para o leitor devido a introdução de muitos elementos palacianos e diversos personagens. Contudo, isso não atrapalha a leitura que segue mais imersiva e fluida com o decorrer da trama.

Com uma estrutura linear, a autora consegue desenvolver diversos apectos que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Há muitos momentos de reflexão e diálogo entre Marilyn e Desmond, explorando medos, esperanças e o impacto significativo que a maldição faz para eles. 

Também achei interessante o desenvolvimento de subtramas relacionadas a personagens secundários - destaque para a Scarlett e Hilary. A união de forças femininas em todo o contexto é um ponto positivo e representativo, trazendo novas nuances na narrativa e boas reviravoltas. 

Enfim, The Survivors Bestial é uma dark fantasy que entretém e possui todo o potencial para que a continuação seja interessante tanto na trama como nos demais personagens.

sábado, 22 de junho de 2024

Especial - Conan, o bárbaro

Especial - Conan, o bárbaro 

Releitura de Especial Conan, o Bárbaro n°1, hq de 1989 e publicado originalmente pela antiga Editora Abril.

A primeira história é intitulada como "A Fronteira do Fim do Mundo" no qual traz a saga de Conan entre os Pictos. Ela é uma adaptação de um conto escrito por Robert E. Howard, intitulado "Beyond The Black River", publicado pela Weird Tales, em maio de 1935.

Na trama, Conan é contratado para patrulhar a fronteira da Aquilônia contra a invasão dos selvagens Pictos, numa região violenta e protegida apenas por uma fortificação chamada Forte Tuscelan. 

Durante a patrulha, Conan salva a vida de Balthus, um jovem colono que juntos enfrentam vários perigos. Quando chegam ao forte, eles partem numa missão para capturar o xamã Zogar Sag na esperança de tentar frear o avanço dos Pictos.

 

Bom, a narrativa apresenta uma aventura intensa e dramática. O enredo é envolvente, cheio de ação e suspense, com elementos de heroísmo e tragédia. Conan é implacável e determinado ao enfrentar perigos sobrenaturais e selvagens com coragem e astúcia.

O que se destaca na história é a brutalidade e a precariedade da vida na fronteira com a constante ameaça dos Pictos e das forças sobrenaturais que eles comandam. 

O final da trama sela a sublima crueza e violenta do mundo hiboriano, adicionando um elemento de continuidade a história, sugerindo que a luta contra os Pictos está longe de terminar.

No geral, é uma aventura de Espada e Feitiçaria com boas combinações narrativas onde Roy Thomas capturou bem a essência do personagem Conan - e juntamente com a arte de John Buscema e Tony Zuñiga criou-se um ambiente brutal, proporcionando uma leitura empolgante e emocionante.

Com uma belíssima arte de capa feita por Barry Windsor-Smith, a edição ainda traz uma pequena matéria intitulada Crônicas da Espada (A Gênese do Barbarismo), um artigo de Lin Carter que explora a origem das histórias de Espada e Feitiçaria. 

Há também uma curta aventura chamada A Maldição da Deusa-Gato de Roy Thomas e arte de Pablo Marcos, originalmente publicada em junho de 1985.

Esta é mais uma edição histórica que imortaliza as aventuras da Era Hiboriana para um clássico gênero da Espada e Feitiçaria. 


"O barbarismo é estado natural do homem. A civilização é artificial, uma trapaça do destino... e o barbarismo sempre vai triunfar no final!"

terça-feira, 18 de junho de 2024

Tétricos e Metálicos

Tétricos e Metálicos 

Tétricos e Metálicos da autora Cristina Pezel e lançada originalmente pela Avec Editora em meados de 2023.

O livro é uma coletânea de dezoito contos onde o horror e o suspense são apresentados através de pesadelos e vislumbres do medo.

Conhecida pela fantástica duologia O Mundo de Quatuorian, não é a primeira vez que a autora se envereda pela terror/suspense. 

Na coletânea Duendes lançada em 2019 pela Editora Draco, ela escreveu o incômodo e assombroso "Jeremejevite" que lhe rendeu o prêmio Odisséia de Literatura Fantástica de 2020 de Melhor Narrativa Curta Fantasia.

Já em Tétricos e Metálicos, Pezel foca no horror sobrenatural com elementos que misturam a tragédia e o pesadelo. Sua escrita utiliza uma expressividade fluida que atraem o leitor para um mundo soturnamente fantástico. É a típica leitura que faz com que 144 páginas voem rápido.

Todas as histórias são muito boas e de alguma maneira estão conectadas a algum elemento metálico que intriga e instiga a imaginação do leitor. Algumas trazem reflexões existenciais que atingem em cheio a realidade trágica e mórbida do fantástico. 

Meu destaque vai para "Elizabeth", "O Comediante", "O Amolador de Facas", "Brilho do Metal", "O Mausoléu da Família Steiner", "M'ne-Noh", "Heavy Metal" e "Faca de Pão". 

São pequenas pérolas em foema de prosa que facilmente poderiam se tornar obras únicas de tão bem elaboradas e escritas.

Indicada para os fãs de terror/suspense e aos que curtem autores do terror contemporâneo como Stephen King, Mariana Enriquez e Agustina Bazterrica - Tétricos e Metálicos alcança o seu objetivo: ser uma narrativa de qualidade que instiga medo, ansiedade e repulsa. 

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Dezessete Mortos

Dezessete Mortos 

Lançado em 2020 pela Avec Editora e escrito pela autora Nikelen Witter, Dezessete Mortos é constituído por sete contos de terror/suspense ambientados no Sul do Brasil e explora com uma riqueza de detalhes o medo e o horror de maneira muito interessante. 

Tendo como base narrativas as paisagens sombrias do Rio Grande do Sul que vão da época da Revolução Farroupilha até os dias atuais, o leitor encontrará nesses contos revelações surpreendentes e tramas simplesmente chocantes. 

A escrita da autora faz com que o leitor entre numa atmosfera lúgubre, ora melancólica, mas que mantém ares de causos e superstições populares do Rio Grande do Sul. 

A sensação que nos dá ao lermos é que nossos avós estão contando algo que aconteceu e que talvez possa acontecer, como uma verdadeira contadora de histórias. 

Algum destaque? Bom, todas as histórias são excelentes, mas para mim as mais marcantes são: "Dezessete Mortos", "Passando pelo Ricão dos Infernos em Direção ao Passo das Enforcadas" e "Ipifânio". 

Esses contos trouxeram a mim uma sensação de inquietude, mistério e medo. Lembram bastante o estilo de alguns filmes de suspense/terror da A24 ou de algum episódio de The Twilight Zone.

Dezessete Mortos é um desses livros que ao terminar ficamos na vontade de ler e ler novamente e mergulhar nesse looping de medo e horror gauchesco. 


quinta-feira, 16 de maio de 2024

As Correntes Obscuras da Luz

 

As Correntes Obscuras da Luz 

Do escritor Rodrigo Ras'soul, autor da duologia O Sobretudo Vermelho Afogado - trago aqui As Correntes Obscuras da Luz, publicado em meados de 2023.

Após um evento catastrófico no Brasil que soltou criaturas folclóricas do centro da Terra, a Deusa Indígena da Justiça, Parajá Têmisa, passa a governar o país, sendo seguida cegamente pela população utilizando suas Correntes de Luz Divina.

Desdêmoda, uma jovem estudiosa, anseia por fazer parte da Justiça da Deusa, mas um incidente a faz questionar sobre a opressão e crueldade que domina a sociedade inteira. 


O livro traz uma narrativa que oscila entre o fantástico urbano povoado por criaturas folclóricas e um humor sarcástico.

A escrita de Ras'soul melhorou de maneira significativa e está mais relevante, expressiva. Isso fica bem nítido nas descrições das lutas e na variedade de personagens que abrange neste universo distópico. 

Porém, a sua insanidade textual ainda se mantém intacta e poderosa. Quem conhece a duologia de O Sobretudo Vermelho Afogado sabe do que estou falando. Personagens como Emília, Mariuska, Tainá, Dedos-Cansaços são instigantes, mostram personalidade, atitude, assim como a protagonista Desdêmoda que cresce gradativamente durante a trama. 

Uma parte interessante na história é a divisão e organização das Leis, os Tomos e a Pirâmide da Justiça. Tudo está muito bem explicado  num ótimo glossário, facilitando a compreensão dos conceitos abordados na narrativa.

O livro contém uma arte gráfica admirável tanto em design e resolução. Assim como na duologia, temos um layout agradável e uma diagramação facilmente legível e organizada para o leitor. 

Recomendo As Correntes Obscuras da Luz para aqueles que buscam uma Fantasia que vai além do comum, trazendo críticas pertinentes e que entretém na medida certa.

terça-feira, 16 de abril de 2024

Maré de Mentiras

Maré de Mentiras 

Maré de Mentiras, Livro 1 da saga Mar Interno, escrita por Roberto Campos Pellanda e publicado originalmente em março de 2023.

A história se passa num cenário de Cidades-Estado que vivem disputando as rotas mercantis marítimas entre famílias influentes. 

Neste universo fantástico, os personagens Anabela, Asil e Theo, protagonistas dessa trama, vivem caminhos diferentes, mas que se cruzam em meio a um complô de patriarcas gananciosos e ecos de uma guerra iminente.


Então, neste primeiro livro temos uma Fantasia marítima, assim podemos dizer, com um vislumbre do fantástico através das prolíferas Repúblicas do Mediterrâneo e do Oriente Médio.

Sem dar spoilers por aqui, observei que autor buscou em sua obra elementos muitos significativos dentro do universo de Mar Interno. O sobrenatural, assim como o entrelaçamento da política, das navegações como fonte de poder e fortuna foram bem construídas na trama. 

Os personagens protagonistas (Anabela, Asil e Theo) são marcantes e distintos.

Mesmo com objetivos e caminhos diferentes, eles acabam se entrelaçando na história e contribuem bastante para a narrativa.

Os argumentos se apresentam com consistência e é de fácil entendimento. 

Um dos pontos positivos na obra é a fluidez nas descrições de lugares e em alguns temas interessantes como a religiosidade e os conflitos palacianos. 

A belíssima arte da capa ilustra bem a visão de fantasia marítima com ótimos mapas e ícones bem elaborados.

Com certeza é uma leitura que vale a pena conhecer e apreciar pela grandiosidade do mundo fantástico mediterrâneo. 

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Absolutos - Ecos da Criação

Absolutos- Ecos da Criação 

Absolutos - Ecos da Criação, publicado em abril de 2024 e escrito por Rodolfo Salles. 

Dando sequência aos excelentes Sinfonia da Destruição (livro1) e Réquiem da Ascenção (livro 2), temos aqui neste terceiro livro, Érico partindo em busca das Presenças dos Absolutos antecessores para recuperar seu poder, e o destino o conduz em direção à entidade misteriosa chamada Fatális.

Enquanto isso, Nova Majoris expande seus domínios numa guerra implacável, obrigando Camilo a lidar com conspirações para conseguir sobreviver. Vexel busca vingança infiltrada no Império majoriano e Darwin se alia a uma organização paramilitar em nome dos Desbravadores. 


Bom, o autor chega em Ecos da Destruição com uma narrativa mais ágil e coesa. 

Notamos um aprofundamento e desenvolvimento muito interessante dos personagens ao longo de toda a trama. 

A história te prende pelos detalhes dos mundos intergaláticos e das naves estelares assim como as lutas e batalhas que ganharam proporções épicas. Por ser uma narrativa um tanto detalhada, a leitura facilita a imersão de uma forma muito competente e convincente. 

Destaque vai para o belíssimo trabalho de capa feita por Tiago Sousa. A arte, mais uma vez, mostra toda a grandiosidade desse universo, juntando força e atitude em um só plano. 

Absolutos - Ecos da Criação finaliza muito bem a trilogia conseguindo um clímax impactante e muito emocionante. Torna a obra indispensável para quem deseja conhecer uma space opera nacional de qualidade. 

Agradeço imensamente ao autor Rodolfo Salles pelo privilégio e a honra de ter sido um de seus leitores beta. Parabéns!

E leiam a Trilogia Absolutos!

quinta-feira, 21 de março de 2024

Guerra dos Tronos RPG

Guerra dos Tronos RPG 

Guerra dos Tronos RPG - por Robert J. Schwalb, 3ª edição publicado pela Jambô Editora em 2017.

Guerra dos Tronos RPG é um livro que traz um sistema de regras desenvolvido para simular a áurea e o teor fantástico de Westeros, isso sem contar com os duelos entre cavaleiros, a política palaciana e as batalhas entre os exércitos das grandes Casas. 

Com uma ficha de personagens bem simples, os tópicos são caracterizados num mundo medieval de cavaleiros, meistres, pajens e dá um interessante panorama no que diz respeito a desenvolvimento e criação das histórias. 

Há boas campanhas dentro do universo de Westeros e você tem total liberdade para começar em qualquer uma delas ou até mesmo criar ou entrar em uma pequena ou grande Casa.

Pode iniciar uma jornada sendo um guardião na Muralha, um mercenário durante a conquista de Aegon Targaryen e suas irmãs, viajar nas terras além do Mar Estreito como um mestrie de uma Casa Nobre ou ser apenas um soldado de cavalaria na épica Rebelião de Robert Baratheon. 

Há uma infinidade de opções que com certeza será garantia de diversão, mesmo que você não conheça nada das Crônicas de Gelo e Fogo ou da série HBO. 

Apesar de eu ter minhas ressalvas com a tradução, Game of Thones RPG é um livro que irá agradar os fãs da franquia e também para quem quiser jogar um RPG Medieval e está cansado de elfos, anões e masmorras. 


"Quando se joga o jogo dos tronos, você ganha ou morre. 

Não há meio termo. "

Cersei Lannister

quinta-feira, 14 de março de 2024

O Legado Maytreel - A Phoenix

O Legado de Maytreel- A Phoenix

O Legado Maytreel - A Phoenix, o primeiro livro da trilogia escrita pela escritora Alexsandra Figueiredo.

A história traz Harriet, uma jovem albina que durante sua adolescência descobre através de seus sonhos que é dotada de poderes sobrenaturais. Consequentemente seus pais a mandam para um Instituto de jovens iguais a ela.  Desta maneira mais segredos vem a tona que a mudarão sua vida drasticamente.


Bom, o livro tem os moldes do estilo YA, mas consegue em alguns pontos ter suas características próprias. A leitura é leve e descomplicada. Os textos apresentam consistência e fluidez na medida certa, sem comprometer seu entendimento. 

A autora trouxe na narrativa certos assuntos do cotidiano como família, problemas e descobertas que ocorrem na adolescência. 

Em contrapartida o mundo fantástico existente na trama é caracterizado pelo sobrenatural, feiticeiros e vampiros. Há partes de uma dualidade muito particular em relação a protagonista Harriet e certos momentos notamos a influência de J. K. Rowling.

A personagem Harriet tem seu destaque que para mim lembrou algumas características melnibonianas e dos antigos habitantes de Valíria, mas a comparação é apenas visual.

Vale destacar a belíssima arte de capa que ilustra bem o teor fantástico da obra.

O Legado Maytreel - A Phoenix é um livro introdutório ao universo sobrenatural e, por se tratar de uma trilogia, é provável que as próximas continuações deem um up a mais na trama.

Um bom começo. 


O Legado Maytreel - A Phoenix 



quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

O Nome da Rosa - Eco/Manara

 

O Nome da Rosa

Do Grupo Editorial Record, trago aqui esta belíssima graphic novel de O Nome da Rosa - Volume 1, obra-prima de Umberto Eco e arte de Milo Manara. 

Publicado em 2023, o quadrinho conta a história de um mosteiro na Itália medieval, na última semana de novembro de 1327. 

Ali, o franciscano inglês Guilherme de Baskerville e seu jovem auxiliar Adso de Melk, envolvem-se na investigação das insólitas mortes de sete monges, em sete dias e sete noites. Os crimes irradiam a partir da biblioteca do mosteiro - a maior biblioteca do mundo cristão. 

Considerada como a obra máxima de Umberto Eco, O Nome da Rosa vai além de uma crônica sobre a Idade Média. Ela designa teoria da literatura, semiótica e filosofia. Constitui, ainda uma crítica do poder e do esvaziamento dos valores pela demagogia e, para muitos, uma parábola sangrenta da história da humanidade.  

A dura rotina de uma vida monástica, a austeridade, o mistério e as histórias por trás dos mosteiros na Idade Média está ricamente ilustrada nos traços de Milo Manara. 

Seus desenhos é uma marca registrada de versatilidade com formas, contrastes e brilhos. Alguns personagens possuem características nobres e há partes que vemos o gótico, o místico e contornos perfeitos exaltando beleza e sensualidade.

As linhas em perspectiva mostram sombras bem marcadas criando um ambiente de profundidade e volume.

A edição ainda traz extras como o esboço de algumas partes da arte original criada por Manara e com certeza, agradará os fãs da nona arte.

O Nome da Rosa é essencial e importante para a ficção histórica e a graphic novel veio de forma exuberante, consolidá-la como uma obra de arte absoluta, única e necessária.


O Nome da Rosa

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

As Guerras de Trolltooth

As Guerras Trolltooth 

Baseado no mundo ficcional de Titan, As Guerras de Trolltooth foi escrito pelo britânico Steven Jackson e publicado por aqui pela Editora Marques Saraiva em 1989.

A história mostra o conflito dos goblins das colinas de Balthus Dire que atacavam uma caravana que transportava uma erva mística para Zharradan Marr. Daí, eles rompem uma cadeia de eventos que mergulha o continente de Allansia em uma guerra cruel entre os dois feiticeiros malignos. Então um guerreiro chamado Chadda Darkmane é escolhido para a sair em busca de aliados improváveis por toda Allansia e acabar com a guerra ou trazer o caos iminente. 


Bom, pode se dizer que As Guerras de Trolltooth envelheceu bem como um romance Rpg. Assim como a série de livros-jogos Fighting Fantasy ou Aventuras Fantásticas, ele trouxe na época boas alternativas aos leitores de fantasia a adentrar no Rpg. 

A escrita é simples e sem muitas firulas, apesar do autor dar destaques as descrições de lugares e ambientes. Mesmo com uma tradução bem ruim e algumas partes um pouco confusas, o livro consegue entreter e entregar uma aventura interessante com algumas boas ilustrações. 

Em uma época que a Internet não havia chegado por aqui e só podíamos apenas recorrer às revistas ou a livros importados, os livros de Steve Jackson como As Guerras de Trolltooth era uma alternativa para os leitores de Fantasia. Entrar na aventura em meio a goblins, orcs e ter bons momentos de lutas e batalhas épicas, fazia parte daquele universo incrível. 

Vale pela nostalgia.

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Missões de Paz - Um conto em Eidola

Missões de Paz - Um Conto em Eidola


Enquanto a terceira e última parte da saga Absolutos não chega, recomendo esse incrível spin-off do escritor Rodolfo Salles, Missões de Paz - Um Conto em Eidola. 

Publicado em 2023, a história se passa no ano de 8174 da Era da Reforma - 341 anos antes dos eventos que culminam a saga de Absolutos. 

A valfar (uma espécie elemental) Aurilan, conhecida pelo apelido mortal de Ceifadora de Reis, junto com o seu amigo Cris, estão na Galáxia de Eidola para cumprir uma missão em atuação pela Ordem Militar de Gálataris. 

Este conto é uma espécie de porta de entrada para o universo de Absolutos. É uma leitura rápida com textos bem descritivos e de fácil entendimento.  

Foi bem interessante conhecer os famosos Gálataris e ver o quanto eles são imponetes em seus assuntos políticos nas galáxias. 
O autor trouxe em poucas páginas uma riqueza imensa de detalhes tantos nas lutas e batalhas como também nas dissidências e na demonstração de poder e influência. 

É realmente um conto significativo para o universo criado por Salles e que pode ser lido separadamente sem precisar ter o conhecimento de Sinfonia da Destruição (livro 1) e Réquiem da Ascenção (livro 2). 

Missões de Paz é mais que uma space opera interessante -  ela complementa, empolga e diverte, e com certeza, vale a pena ser lida como ponto de partida para algo maior e incrível. 

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

A Era do Abismo- O Torneio dos Campeões

A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões 

Do escritor Bernardo Stamato trago aqui A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões publicado em 2019 pela Editora Pendragon.

A história mostra um grupo de aventureiros que, unidos pelo acaso, irão desbravar a região da Liga Prateada e proteger o povo de criaturas malévolas. Dentre os campeões estão Drago, Gladius, Marcus, Alberich, Rosa, Zhi Wu e Ravenlla - todos desfiando nobres corruptos e um torneio que contrabalança entre as Virtudes e Vícios, colidindo com a vida, a morte e a honra.


Primeiramente, o livro é ótimo e oferece uma narrativa boa e fluida. Stamato consegue envolver muito bem o leitor para um mundo fantástico e medieval. Ele incorpora detalhes incríveis em seus textos, geralmente acompanhados por cenários grandiosos e uma dramaticidade bem aos moldes de As Crônicas de Gelo e Fogo.

A trama abre espaço para um romance interessante mas, para mim, o ponto alto são as lutas e batalhas. Há momentos sublimes entre os embates que nos faz lembrar os turnos de Rpg. Os capítulos são alternados entre os personagens e está dividido em quatro atos criando assim, uma perspectiva mais íntima e ao mesmo tempo dramática.

Não há como deixar de mencionar a beleza gráfica. Lindas artes, um excelente codex, mapas e detalhes dos símbolos em cada página fazem desta edição uma das mais belas da Editora Pendragon.

A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões traz a experiência "old school" das histórias de fantasia medieval e mostra para o leitor que pode haver beleza e glória nas batalhas, mesmo que se perca alguém que goste muito.

Recomendo. 


"Desde as crianças aos veteranos, todos apreciamos um boa fábula e esperamos para ouvir o mais emocionante: os combates! Que este torneio entre para a história e se torne lenda!"


sábado, 20 de janeiro de 2024

Binti - Trilogia

Binti

Binti - trilogia escrita pela autora Nnedi Okorafor em 2015 e publicado pela Editora Galera em 2020.

A história traz Binti, uma jovem menina que sai de casa como a primeira estudante Himba, admitida na famosa Universidade Oomza, onde recebe alunos de todos os povos de diversas galáxias. No meio do caminho, a nave que a transporta para a universidade acaba sendo atacada por aliens chamados de Medusas e, inadvertidamente, acaba no meio de um conflito interestelar. 

Embora eu tenha achado o arco da história de Binti, incluindo a reviravolta no final, muito previsível, isso não a tornou menos agradável. Pelo contrário, Okorafor traz uma excelente contextualização, ambientação e diálogos interessantes entre os personagens.

As espécies que Binti encontra geralmente não são humanóides. Até os humanos que ela conhece são extremamente diferentes, vindos de várias culturas e galáxias - uma diversidade que ampliou a estrutura da história dando ares de space opera. 

O livro traz o Futurismoafricano como uma experiência das tradições e heranças enraizadas no povo Himba (de origem do norte da Namíbia) através dos nomes, costumes e utensílios.

Achei muito interessante na trama a protagonista perseguir seus interesses científicos sem perder os laços com sua cultura e, seu jeito de pensar em equações para reduzir o estresse e angustia internos. O que me fez lembrar, e muito, com a personagem Gaal Dornick da adaptação da série sci-fi Fundação (Isaac Asimov) do streaming Apple TV+ . 

Binti é uma personagem que encanta por sua complexidade, determinação e crescimento. 

O livro traz representatividade cultural e não economiza nas emoções, nas naves espaciais e na matemática. Mostra que a comunicação pode acontecer através de qualquer fronteira cultural, desde que as pessoas se conectem com curiosidade e empatia.