terça-feira, 31 de outubro de 2023

Grimório das Bruxas

Grimório das Bruxas 

Grimório das Bruxas - Moon Edition, da coleção MAGICAE e publicado pela Editora DarkSide 2021.

O livro traz um apanhado dos primórdios da bruxaria e das bruxas em um aspecto mais abrangente.

O historiador e professor Ronald Hutton contextualiza com muita propriedade no que diz respeito as perspectivas da bruxaria através dos tempos. A pura essência pagã vinda dos povos antigos da Mesopotâmia, assim como os egípcios, hititas e também de extensões da Oceania, Oriente e das Américas. 

Apesar de seus estudos ficarem mais direcionados a bruxaria de cunho europeu, por ter mais documentos históricos relacionados ao assunto, ele não se descuida em mostrar bruxas e a arte da feitiçaria na África Subsaariana. Explica também as denominações pagãs e os conflitos com perseguição as bruxas pela Igreja, retratada aqui como uma instituição hipócrita e preconceituosa a figura feminina. 

A leitura flui de maneira substancial em relação ao folclore e as histórias relacionadas as bruxas como nas obras de Willian Shakespeare e dos Irmãos Grimm. 

Casos históricos como Salém no século XVII são bem interessantes justamente por apresentar documentos da época, isso sem contar as boas dicas de filmes famosos e obras cult.

Não posso deixar de relatar a altíssima qualidade gráfica da obra. Capa dura, belas ilustrações e uma apresentação visual de encher os olhos. Realmente um excelente trabalho feito pela DarkSide e Macabra tv .

Grimório das Bruxas é uma leitura que irá agradar aos aficionados pelo sobrenatural e também para os leitores que querem conhecer mais sobre as origens da bruxaria e o culto ao paganismo de maneira hipnótica, histórica e interessante. 

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Motoqueiro Fantasma - Libertado

Motoqueiro Fantasma - Libertado 

Com o roteiro de Benjamin Percy (Wolverine, Green Arrow, X- Force) e arte de Cory Smith e Brent Peeples (Wolverine, Conan, The Avengers, Moonknight), a hq foi publicada em junho de 2023 pela Editora Panini traz o início da nova saga de um dos personagens mais sombrios do universo Marvel.

Johnny Blaze vive bem com sua família, mas vive um drama interno com suas visões e pesadelos. Com isso, o mundo sobrenatural começa a ressurgir de forma inexplicável e o Espírito da Vingança está prestes a rodar pelas estradas sombrias e enfrentar monstros e demônios. 

Nesta hq temos o conceito básico inicial do personagem criado em 1972 por Roy Thomas e Gary Friedrich, mas em uma perspectiva e iniciativa mais dark e sobrenatural. 

Ouso dizer que a história tem uma vibe quase underground bem ao estilo da linha VERTIGO. Mesmo sendo um "início", conseguimos ficar presos a uma história que conta sobre a família, o falso sonho americano e o terror contínuo da Vingança.

Com diálogos fortes e um direcionamento narrativo mais pesado, o personagem está visualmente mais thrash e violento. Os traços mostram ação desenfreada em meio a cenas gore e criaturas bizarras.

Para quem quer conhecer o personagem e acompanhar uma nova aventura, Motoqueiro Fantasma - Libertado traz boas e novas origens em doses de adrenalina e terror. 

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Hellraiser- The Dark Watch

Hellraiser- The Dark Watch

Este é The Dark Watch - Clive Barker's HELLRAISER, com os argumentos de Brandon Sifert e arte de Tom Garcia e Korku Öztrkin. A graphic novel é originalmente de 2013 e lançada por aqui em 2014 pela Astral Comics.

A trama envolve um homem solitário que está morrendo de câncer e em busca de ser salvo da morte, ele compra uma misteriosa caixa sobrenatural. Depois de resolver o quebra-cabeça, o moribundo se vê em meio a uma guerra civil em que os pecadores mais lascivos e sacerdotes infernais merecem mais atenção que o Inferno precisa.

Embora Hellraiser - The Dark Watch seja voltada para atrair novos leitores para a franquia, os fãs mais fiéis ficarão satisfeitos com o tom próximo em relação aos primeiros filmes de 1987 e 1988. Mas, para mim, a sensação que dá é que ficamos meio perdidos na história, contudo com o decorrer da leitura, ela acaba compensando.

Clive Barker e Brandon Seifert trouxeram uma narrativa quase que filosófica dos velhos temores do homem: o medo da morte, o terror do inimaginável, a busca do prazer absoluto meio ao caos, a tortura e o significado da dor.

A arte de Tom Garcia traz um realismo que incomoda com cenas de violência e cornucopia gore digna das obras cinematográficas de Hellraiser. 

Mesmo trazendo uma recriação do universo Hellraiser, The Dark Watch consegue entreter e traz um ótimo complemento para os leitores de Renascido do Inferno e Evangelho de Sangue.


Hellraiser - The Dark Watch 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos



O Chamado de Cthulhu e Outros Contos de H. P. Lovecraft, publicado pela editora Livros Principis em 2019.

O livro traz o conto mais influente de todos os tempos da literatura de terror e horror cósmico - O Chamado de Cthulhu, escrito originalmente em 1926 e publicado pela primeira vez na revista estadunidense Weird Tales em fevereiro de 1928.

Além desse clássico, traz mais oito contos não menos importantes: Dagon, A Música de Erich Zann, O Horror de Dunwich, A Sombra Fora do Tempo, Os Ratos nas Paredes, Os Gatos de Ulthar e A Cor que Caiu do Espaço. 

A escrita de Lovecraft é assustadora e em algumas partes truncada e ora outra confusa propositalmente, mas é recheada de nictofobia e claustrofobia. É justo em dizer que, ele traz a capacidade de transmitir sentimentos obscuros do irreal em, argumentos indubitávelmente carregados de loucura mística. 

Entretanto, o ponto negativo de suas obras é o seu profundo e expressivo rac7smo e uma furiosa x3nofobia. 

Lovecraft falha miseravelmente colocando em seus contos a sua aversão aos negros e a povos orientais como árabes e judeus.

Nos dias de hoje, o universo lovecraftiano se tornou mais rico e interessante graças a diversidade que outros autores atuais tendem a colocar em suas obras. Essa liberdade artística deve ser incentivada e estimulada neste emaranhado mundo de Cthulhu e de outras criaturas abissais. 

Para mim é gratificante ver boas adaptações de Lovecraft com protagonistas negros como A Balada de Black Tom de Victor Lavalle ou da série HBO Lovecraft Country. 

Espero sinceramente que o que resta do cadáver de H. P. Lovecraft esteja se revirando de fúria no túmulo. 

Enfim, O Chamado do Cthulhu e Outros Contos vale a leitura para conhecer a gênesis do horror cósmico, ter discernimento e um olhar mais crítico a esta obra.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Vamps

Vamps

Vamps - escrito por Elaine Lee e arte de Will Simpson (Hellblazer, Batman, Game of Thrones) e publicado pelo selo DC/Vertigo - originalmente em 1994 e aqui pela Metal Pesado em 1998.

A história traz cinco vampiras que matam seu Mestre e partem em busca de liberdade e sangue novo pelas estradas dos Estados Unidos.

Sua líder, a vampira Howler fica atormentada por memórias de seu passado humano, um segredo que atrai outros vampiros em uma teia de assassinato, abusos e injustiças. 

Mas elas continuam sua viagem mesmo quando um detetive particular as segue em busca de respostas.

É uma história em quadrinhos adulta. As ilustrações são selvagens e ao mesmo tempo traz ação com doses únicas de terror e sombra.

 A escrita de Lee trata de muitas emoções, intensidade, questões de vida e morte, liberdade e violência.

Vamps traz aventura, humor sarcástico e aquela dose sexy de terror, sangue e rock'n roll.


Vamps