domingo, 30 de agosto de 2020

A Chama ao Vento

A Chama ao Vento
Este quarto volume, continuação de O Cavaleiro Imperfeito, traz a vingança de Morgause e seus filhos - Mordred, especialmente - contra Arthur, Lancelot e Guenevere. O rei estabelece um sistema de justiça atraves da Inglaterra e Mordred o usa contra o proprio Arthur ao descobrir a traição de Guenevere ao flagrá-la com Lancelot. Nessa guerra desesperada de pai contra filho são apresentadas as idéias de Bem e Mal segunda a moral arturiana.



A trama toda é bem densa, trágica e quase maléfica, digna do principal protagonista desse volume: Mordred. Como todo vilão (ou não) ele dita as regras e impõe todo seu rancor e ódio contra Arthur e seus ideais. Cavaleiro da Távola Redonda, é filho bastardo do Rei Arthur e sua meia-irmã, a terrível Morgause. Foi abandonado pelo pai, com outros bebês, em um barco à deriva para ser destruído. Agora, cego pelo ódio, planeja vingar-se destruindo o que é mais caro ao Rei: sua esposa Guenevere e seu fiel amigo Lancelot. Talvez no fundo, ele não se importava em saber desse triângulo amoroso - o importante é a destruição de Camelot com alto teor de rancor e ódio, inveja e cobiça.

T. H. White continua dando uma aula de anacronismo nessa obra e dou destaque pela descrição quase melancólica sobre Mordred, digna das obras épicas e trágicas dos mitos gregos. A mistura de sentimentos como pena, indignação e até mesmo piedade, faz com que esse livro seja uma explosão de emoções que perpétua até o final do livro e só finalizará com o quinto e último volume da saga. A arte de Alan Lee ilustra magistralmente essa obra mostrando a áurea arturiana e o medievalismo de Camelot e seus cavaleiros.



"Acho que não aconteceria nada além de um rompimento. Arthur depende de Lancelot como seu comandante, e chefe de suas tropas. É daí que vem seu poder; já que todo mundo sabe que ninguém pode resistir à força bruta. Mas se pudéssemos arranjar um pequeno desentendimento entre Arthur e Lancelot, por causa da Rainha, o poder deles se dividiria. Então seria o tempo de fazer política. Então seria o tempo das pessoas descontentes e de toda a plebe. Então seria o momento da sua famosa vingança. - Poderíamos quebrá-los, pois estariam divididos, arquitetou Mordred."

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Absolutos - Sinfonia da Destruição

Absolutos - Sinfonia da Destruição
Em uma era de exploração Universal intensa, Érico é um jovem com o sonho de se tornar um Caçador de Relíquias, aventureiros que saem pelo espaço procurando tesouros antigos. Porém, ele descobre por conta das misteriosas tatuagens em seu corpo que é um Absoluto, seres que de tempos em tempos surgem no Universo e espalham o caos por onde passam. Mas quem são os Absolutos? E por que Érico é um deles?Sem escolha, o rapaz é forçado a deixar sua vida pacata na lua de Miesac, onde vive com os irmãos adotivos Vexel e Miro. Ele parte em uma jornada através do Universo em busca de um Desbravador, entidade com poderes inimagináveis capaz de apagar suas tatuagens e assim devolver as rédeas de seu Destino. Em meio a essa aventura, ele encontrará aliados e inimigos, além de mergulhar de cabeça nos segredos ocultos de sua verdadeira família.




Bom, não há como negar que essa space fantasy é muito cativante e original. A obra possui muitas influências de Battlestar Galactica e Guardiões das Galáxias, mas tudo é muito bem escrito e desenvolvido. A história flui com facilidade e mesmo aqueles que não gostam de ficção científica, a áurea fantástica está lá, representada com um enredo recheado de ação, suspense e pequenos toques de humor. 
O autor domina bem as descrições ambientais do seu universo galáctico, tanto nas variações de planetas e sistemas solares (há um mapa que eu adorei!) como também em seus personagens prá lá de cativantes. Tenho que citar a belíssima capa (feita por Vinicius Cardoso, Renato Giacomini e Edley Luís) que chama atenção não só pela beleza, mas também pela dinâmica da arte que com toda certeza, combinaria muito bem num livro físico. 


Mais uma obra nacional e obrigatória para aqueles que gostam de scifi, fantasia e em breve sairá a continuação dessa belíssima space opera. Aguardem!!
 


"Os Dançarinos do Destino. Os Sentenciadores da Escuridão. Os Amaldiçoadores da Existência. Os Inominados. Você é um Absoluto."