domingo, 22 de janeiro de 2023

117 anos de Robert E. Howard

117 anos de Robert E. Howard 

Robert Ervin Howard nasceu no dia 22 de janeiro de 1906 e durante a sua vida criou, como escritor, o subgênero mais proeminente da literatura fantástica: A Espada & Feitiçaria.

Mas foi com personagens como Bran Mak Morn, Solomon Kane, Sonja e Conan (sua obra-prima) que o autor texano trouxe um pouco mais a magia, selvageria e a coragem para a Fantasia. 


"𝐶𝑜𝑛𝑐ℎ𝑎 𝑏𝑟𝑖𝑙ℎ𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑒𝑛𝑡𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑔𝑎𝑠𝑡𝑎𝑑𝑎, 𝑓á𝑏𝑢𝑙𝑎 𝑑𝑒 𝐷𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑛𝑜 𝑎𝑙𝑢𝑐𝑖𝑛𝑎𝑑𝑜... 𝑆𝑢𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑜𝑎 𝑣𝑜𝑐ê 𝑔𝑎𝑛ℎ𝑜𝑢 𝑝𝑜𝑟 ℎ𝑒𝑟𝑎𝑛ç𝑎, 𝑎 𝑚𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜𝑢 𝑆𝑎𝑛𝑔𝑢𝑒 𝑑𝑒𝑟𝑟𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜. 𝑂 𝑡𝑟𝑜𝑛𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑞𝑢𝑖𝑠𝑡𝑒𝑖 𝑐𝑜𝑚 𝑠𝑎𝑛𝑔𝑢𝑒 𝑒 𝑠𝑢𝑜𝑟, 𝑝𝑜𝑟 𝐶𝑟𝑜𝑚, 𝑛ã𝑜 𝑡𝑟𝑜𝑐𝑎𝑟𝑒𝑖 𝑗𝑎𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑝𝑟𝑜𝑚𝑒𝑠𝑠𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑣𝑎𝑙𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑜𝑢𝑟𝑜 𝑜𝑢 𝑎𝑚𝑒𝑎ç𝑎𝑠 𝑑𝑜𝑠 𝑆𝑎𝑔𝑢õ𝑒𝑠 𝐼𝑛𝑓𝑒𝑟𝑛𝑎𝑖𝑠!"

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Babalon - As Mulheres Escarlate

Babalon - As Mulheres Escarlate 


Leitura finalizada no final do ano passado da hq nacional Babalon - As Mulheres Escarlate, uma coletânea de histórias publicada pela Editora Draco em meados de 2022.

Organizada por Raphael Fernandes, a graphic novel reune autoras e desenhistas e um autor LGBTQIA+ para mostrar o Sagrado Feminino em narrativas que abordam a sexualidade, a ancestralidade, a maternidade e o empoderamento feminino através da magia e do ocultismo. 

Vale lembrar que são doutrinas pagãs e antigas e a HQ explora isso muito bem com misturas interessantes relacionados ao suspense, terror e sexo.

As histórias (𝒓𝒐𝒕𝒆𝒊𝒓𝒐 & 𝒂𝒓𝒕𝒆) de 𝑂𝑣𝑜 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑜 (Ana Lucia Merege @anamerege, Lara Lobo), 𝐴𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑ê𝑛𝑐𝑖𝑎 (Camila Suzuki, Gabriela Rangel @gabidoois), 𝑀ã𝑒 𝑑𝑎𝑠 𝐴𝑏𝑒𝑟𝑟𝑎çõ𝑒𝑠 (Jéssica Borges, Roberta Cisne @sombrasdorecife), e 𝐴𝑡𝑢 𝑋𝐼 (David Arievilo - @davidarievil) têm como base os ensinamentos thelêmicos, onde a potencialização da imagem mística da deusa Babalon e as doutrinas enoquianas se misturam. Nesse amálgama místico obtemos como resultado boas narrativas numa linguagem fluida e espontânea.

A qualidade gráfica é um ponto fortíssimo nessa hq. Cores vibrantes, relevos em ótimas definições e a belíssima arte da capa (Caroline Jamhour).

Não é de se admirar que a obra ganhou o V Prêmio Aberst de Literatura como melhor Quadrinho de Crime/Terror - 2022.

Babalon - As Mulheres Escarlate consegue alcançar seu objetivo: descortinar o ocultismo mesclando beleza e fúria com o empoderamento e a valorização do poder exterior e interior feminino.

Necessário.


Babalon - As Mulheres Escarlate