quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Guirlanda Rubra

Guirlanda Rubra

Guirlanda Rubra é uma obra de Fantasia que foi finalista do Prêmio Argos e vencedor do Prêmio Odisseia Fantástica (2021) criado por Erick Santos Cardoso e publicado pela Editora Draco.

Garlando Espendi, um jovem privilegiado. Mas nem o prestigioso título de doutor ou a herança da mais rica família comerciante da Terra Pátria foram capazes de apagar uma paixão de sua adolescência. Entre as noitadas sem fim e o desabotoar dos vestidos, a única sensação real era uma ferida em sua alma tão profunda que parecia não cicatrizar nunca. Só lhe restou ser guiado por seu sangue gitanio e cair na estrada em busca da única pessoa que dá sentido para sua vida: Celes.

Em um universo fantástico onde a nobreza decadente recua diante da ascensão burguesa e a terrível Inquisição varre os Três Reinos em busca de hereges, Garlando precisará entender e arcar com o peso de se tornar um adulto. Durante essa descoberta, forças antigas e novas se preparam para uma guerra que transformará o mundo para sempre.

É simplesmente incrível como mundo fantástico criado por Erick Sama nos remete aos jogos como Final Fantasy ou Secret of Mana. 

A leitura é envolvente, fluida e muito bem elaborada. A ambientação baseada no século XVIII traz um certo charme e luxúria a trama com influências da cultura cigana. Um ponto positivo no livro é o desenvolvimento narrativo das batalhas, nas intrigas familiares e nas descrições das magias. 

A edição também conta com ilustrações belíssimas transformando a obra num modelo muito bem estruturado em uma aventura permeada de mistérios, segredos e suspense. 


Lâmina Celeste

E agora a nova aventura é com as batalhas da guerreira Táscia Elena em Lâmina Celeste que está em campanha no Catarse www.catarse.me/celeste


Apoie, divulgue e compartilhe mais uma ótima saga de Fantasia nacional.



terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Em Terra de Corvos

Em Terra de Corvos

Trazendo aqui mais uma obra da escritora portuguesa Maria Luisa Garcia: Em Terra de Corvos, publicado originalmente em outubro de 2021.

Vemos em sua terceira publicação um livro de poemas onde os sentimentos obscuros e góticos se conectam perfeitamente. 

Com ares de tragédia e angústia, a obra transita de maneira inquietante por lugares profundos da alma dando ao leitor uma sensação única de melancolia, sonhos sombrios e uma beleza obscura. 

A própria autora em seu prefácio já deixa ciente que : "O estranho e o insólito surgem de modo a manisfestar os misteriosos e insondáveis sentidos da existência." 

A sua escrita é densa e contém um estilo gótico bem construído e com grandes influências de Edgar Allan Poe, Fernando Pessoa, Algernon Blackwood e até Augusto dos Anjos.

Todos os poemas são bem estruturados e exercem um efeito hipnótico graças à perfeita variação de métrica e ritmo.

O meu destaque vai para "Em Terra de Corvos", "Abutres", "Fantasmagoria", "A Que Canta Na Escuridão",  "Salem" e "Suindara".

Contudo, os demais poemas mostram que a autora têm a sensibilidade e desenvoltura de colocar as palavras de maneira intensa, inteligente e maravilhosamente sombria.

Recomendo demais!



quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

The Uncanny X-Men: X-tinction Agenda - part 7.

The Uncanny X-Men: X-tinction Agenda - part 7.

Originalmente publicada em janeiro de  1991 o quadrinho traz os X-Men sendo julgados por crimes contra o estado na ilha de Genosha.

Eles são entregues as autoridades genoshianas para serem "voluntários" no processo de vinculação mutante, caso contrário, eles terão que enfrentar a morte. 

Destaque para a luta feroz entre Arcanjo e Wolverine, a miraculosa e exagerada manobra de Gambit e um plot-twist entre Tempestade e Ciclope.

Ótima história escrita por Chris Claremont que de forma magistral soube direcionar e dirigir os mutantes como ninguém, isso sem contar os desenhos de Jim Lee ainda no auge da sua arte. Ele fez um trabalho realmente sólido desenhando os mutantes junto com a arte-final de Scott Williams.

Além de se tornar uma edição histórica, não só pelo estilo ou pelo enredo em si, o que realmente chama a atenção é a capa!

Ela representa a força e o poder mutante como se fossem lendas, deuses. 

É uma típica comic dos áureos anos 90 e que deu um toque mais realista na Marvel dando origens a futuras sagas e crossovers no mundo das HQ's.

The Uncanny X-Men 272


sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Terra Em Chamas

Terra Em Chamas
Em meio a guerras e problemas internos, Uhtred se vê no meio de promessas, perdas e traições para defender o reino do doente e moribundo rei Alfredo contra as invasões dinamarquesas vindas da Nortúmbria e Ânglia Oriental.


Ficção histórica escrita por Bernard Cornwell - Terras em Chamas, o quinto livro das Crônicas Saxônicas traz o mesmo ritmo dos anteriores com os mesmos conflitos políticos, as batalhas e suas consequências.


O protagonista ainda está envolto em promessas, juramentos e parece que não irá se desvencilhar disso tão cedo. Isso sem contar as tragédias e reviravoltas que vão decidir o destino de todos os personagens da trama.

Cornwell mostra em sua escrita o lado  selvagem e nada romântico das paredes de escudos: muito sangue, violência, fedor, lama, desespero e medo. Uhtred se mostra um guerreiro que ama a guerra tanto pelos saxões quanto pelos nórdicos, e está indo até às últimas consequências para obter a fortaleza de Bebbanburg e retornar seu lugar de direito.

Terra Em Chamas encerra uma fase e inicia uma outra envolvendo o trono e o domínio da Inglaterra que provavelmente trará muito mais conflitos, batalhas e... promessas.


Wyrd bið ful ãræd.

O destino é inexorável.