sábado, 31 de dezembro de 2022

Top 13 / 2022

Top 13/2022


Top 13 - Minhas melhores leituras de 2022.


Em 2022 mergulhei de vez na literatura fantástica nacional. Li muitos quadrinhos (Sandman, Marvel/DC) e como sempre foi uma excelente experiência. 

Segue a lista:


- Os Miseráveis - A Companhia Livre de Mercenários - Pedro P. R.

- Contos de Fadas Sombrios / org. Ana Lucia Mereges.

- A Sétima Chave / org. Cristina Pezel.

- Crônicas dos Orcs Negros - O Guardião de Kargeth - Thiago Drumond.

- Cavaleiro da Lua - A Missão da Meia-Noite.

- Vikings: Morte ao Troll - Eduardo Kasse.

- Babalon - as Mulheres Escarlate /org. Raphael Fernandes.

- A Companhia Negra - Glen Cook.

- A Ruína de Noltora I - Máscaras para os Mortos - M. P. Neves.

- A Ruína de Noltora II - Asas sob o Abismo - M. P. Neves.

- Dançando Sobre Ossos - Contos de Árkran - Vitor Moraes.

- Entre Reis & Feras - Gregory Harkovtzeff.

- Santo Guerreiro/ Roma Invicta - Eduardo Spohr.


Tmj!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Melhores de 2022 / E-books

E-books 

Em 2022 li bastante e-book. 

Não é o meu formato favorito, mas se tornou prático e mais acessível para o meu dia a dia agitado e corrido.

Li de tudo: biografias, revistas, HQs, contos, antologias e versões beta, MAS meus destaques são:

- A Sombra de uma Ameaça - A Saga dos Esquecidos - Elida Ferreira Martins.

- Mestre dos Sonhos e o Livro de Marfim - Pedro Almeida.

- Fragmentos Mitológicos -  Vol. I - Fabiola Eichenbrenner.

- Crônicas de Ysdaryah - A Era de Ysdaryah - Rodrigo Martins.

- Ploar - Sobrevivência no Ártico - Guilherme Cecilio Lima.

- Homens Sórdidos - A Trilogia dos Indignos - F. H. Hingst.

- Três Badaladas - Eduardo Kasse.

- Tétricos & Metálicos - Vol. I - Cristina Pezel.


Recomendo todos, são leituras incríveis e de qualidade primordial.

Aguardem pois ano que vem tem mais.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Spawn - Um Conto de Natal

Spawn n° 38

Em uma noite fria de Natal, o pequeno Greggy, um menino pobre do bairro do Halem, espera o Papai Noel na noite de Natal, mas a visita inusitada de um ser das trevas muda radicalmente a noite natalina dos sonhos.


Com os argumentos de Todd MacFarlane, a incrível arte de Greg Capullo e letras de Lilian Mitsunaga, o quadrinho traz aquela mensagem tipicamente natalina com toques inconfundíveis de ação e melancolia do Soldado do Inferno.

Uma leitura rápida e que nos faz pensar na importância vital da família.


"𝐸𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑙𝑒𝑠. 𝐸 𝑗𝑎𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑜𝑠 𝑎𝑏𝑎𝑛𝑑𝑜𝑛𝑒 𝑛𝑢𝑚𝑎 ℎ𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑛𝑒𝑐𝑒𝑠𝑠𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒. É 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑜𝑠 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑚𝑜𝑠."

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Santo Guerreiro - Roma Invicta

Santo Guerreiro - Roma Invicta 


Santo Guerreiro - Roma Invicta. É o primeiro romance histórico escrito pelo autor carioca Eduardo Sphor e publicado em 2020.

A história conta o prelúdio da vida do jovem Georgios juntamente com sua mãe Polychronia e seu pai Laios Graco, um cavaleiro e oficial de Roma da Legião Fulminante durante o governo do Imperador Diocleciano.

Primeiramente, o livro é uma narrativa bem estruturada e com boas interligações históricas. A leitura não traz grandes pretensões religiosas ou doutrinárias e isso me agradou bastante. 
Georgios é um garoto simples com seus defeitos e acertos e que vai crescendo e vendo o início da decadência do Império Romano da maneira mais crua, vil, sádica e corrupta. 

O autor conseguiu pegar boas influências de Bernard Cornwell, Ken Follett e transformou em algo bem épico, empolgante e bons "𝘱𝘭𝘰𝘵 𝘵𝘸𝘪𝘴𝘵𝘴".
A parte histórica está incrível: vemos descrições de algumas Legiões que realmente existiram no Império Romano como a Legio XII Fulminata e III Cyrenaica. Lugares antigos como Antioquia e Lida estão bem descritos e caracterizados, assim como as ruas, vielas e antigos templos pagãos onde as primeiras sociedades cristãs viviam.

Roma Invicta é um livro introdutório, carregado de simbolismos e superações que ajudam a entender melhor o contexto inicial e histórico do jovem Georgios.

Recomendo demais a leitura, principalmente para os fãs de filmes como Gladiador e das série Roma (2015) e Spartacus (2010).

E já no aguardo para Ventos do Norte.


Um bom começo.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Vikings - Morte ao Troll

Vikings - Morte ao Troll

Vikings - Morte ao Troll é uma HQ nacional escrita por Edduardo Kasse com a arte de Carlos Sekko, publicada pela Editora draco em 2019.

Seguindo o ritmo de Vikings - Noite em Vallhala, temos o viking Hróaldr e seus guerreiros em uma missão em busca de um suposto troll que está assustando e causando terror em sua vila.

Com o prefácio mais que necessário de Fernando Caruso, Vikings - Morte ao Troll traz toda a plenitude homérica dos povos nórdicos e acrescenta um pouco mais de humor e selvageria.

O enredo de Eduardo Kasse é certeiro quando o assunto é ficção histórica. Ele criou um excelente equilíbrio entre o teor heróico da história com o humor quase debochado e divertido dos vikings. Isso sem contar com as incríveis batalhas quase insanas, ilustradas primordialmente por Carlos Sekko. 

O traçado está sublime e matador ao ponto de seu nanquim criar um contraste magistral entre a ação momentânea e os flashbacks. Isso deixou a HQ visualmente crua e ao mesmo tempo bonita.

Vikings - Morte ao Troll permite ao leitor uma imersão à cultura nórdica com qualidade e garantia de ótimas cenas de lutas, bravura e diversão, ou seja, entretenimento garantido.

Vikings - Morte ao Troll

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

PLOAR - Sobrevivência no Ártico

Ploar - Sobrevivência no Ártico 

Ploar - Sobrevivência no Ártico é um livro do escritor Guilherme Cecilio Lima e publicado originalmente em meados de 2022.

A história basicamente conta a dramática sobrevivência de uma mãe ursa polar com seus filhotes num Ártico que aos poucos, está sendo devastado pelo aquecimento global.

Primeiramente me surpreendeu bastante a narrativa ser muito fluida e dinâmica.

Por ser uma história curta e bem simples, o autor tornou-a explicitamente atraente ao leitor justamente pela dramaticidade, às vezes beirando o suspense e em outras pela empatia em relação aos ursos polares.

Num ritmo agradável de fábula, não há como não torcer pela família de Ploar em sua jornada pela sobrevivência. A cada passo que acompanhamos, vemos que o nosso mundo está doente e que se não fizermos nada a respeito, o fim é eminente.

Ploar - Sobrevivência no Ártico consegue não só ser atrativo pelo ótimo enredo, mas também, acima de tudo por conseguir mostrar uma antevisão e mentalização do problema sobre o aquecimento global - tudo isso com entendimento e emoção.


PLOAR